Scrum + PMBOK® para gerenciamento de projetos

Semana passada dia 10/04 (quinta-feira) rolou um evento bem bacana em Porto Alegre-RS na PUCRS sobre gerenciamento de projetos. O nome do evento foi “Scrum e PMBOK®, unidos no gerenciamento de projetos“.

O palestrante presente foi o Fábio Cruz (http://www.fabiocruz.com.br/) autor do livro “Scrum e PMBOK® unidos no gerenciamento de projetos” lançado pela Editora Brasport em junho de 2013. Livro muito bacana por sinal, comprei para o Kindle e não consegui parar de ler!

O evento me chamou a atenção pelo seu tema, visto que é tabu para muitos gerentes de projeto que por vezes afirmam que Scrum e PMBOK® são incompatíveis (o que eu discordo) e também por ser direcionado à área de gerencia de projetos.

PMBOK®

A significa “Project Management Body of Knowledge” seu guia foi publicado pela primeira vez pelo Project Management Institute (PMI). O guia possui um conjunto de conhecimentos e boas práticas em gerenciamento de projetos.

O palestrante começou falando um pouco sobre o PMBOK®, seus grupos de processos e normalmente como se segue um projeto com essas práticas promovidas pela metodologia. Um dos pontos que Fábio comentou e achei bem bacana é que o PMBOK® te mostra algumas boas práticas mas diz pouco sobre como elas entram em cena. Inclusive em seu livro ele cita algo nesse sentido.

Já ouvi muito por aí pessoas falando que seus processos são burocráticos demais, não se encaixam em pequenos projetos e tudo mais. Há muitos mitos sobre o PMBOK®, bem como para o Scrum também. A verdade é que tanto um como o outro possuem ótimas abordagens que podem sim ser adaptadas aos mais diversos tamanhos de projetos.

Scrum

O Scrum é um processo de desenvolvimento ágil de software com alguns termos bem específicos, como:

  • Product Owner (dono do produto) – esse é o profissional que será o responsável pelo o que será desenvolvido (o backlog). Representa defesa do cliente dentro do projeto;
  • Scrum master - é o responsável pela aplicação das regras do Scrum. Uma liderança responsável por manter a cultura Scrum;
  • Backlog – requisitos do produtos que precisará ser entregue; dentre outros.

Ao explicar sobre o Scrum, Fábio usou alguns exemplos próprios sobre o que já passou ao usar seus processos. Comentou também sobre alguns preconceitos possíveis de serem encontrados por aí. Ele citou até o caso onde um determinado stakeholder (podemos entender como um dos interessados do projeto) fez um comentário preconceituoso sobre as pessoas que seguem e gostam do Scrum.

Realmente, é comum mesmo ouvirmos algumas lendas sobre o Scrum que realmente, são incompatíveis com a realidade dessa abordagem. Uma delas é que não há documentação ou planejamento. Não é o que eu vejo por aí. As pessoas e equipes que praticam o Scrum geralmente são bem organizadas e fazem realmente o planejamento de seu trabalho, só que de uma forma diferente. Talvez mais rápida e objetiva.

O ponto alto da palestra foi quando o Fábio mostrou como a união dos processos e boas práticas do PMBOK® se encaixam muito bem ao processo sequencial do Scrum.

ciclo de vida Scrum + PMBOK

Ciclo de vida das metodologias unidas apresentado por Fábio Cruz

Opinião

A palestra foi bem legal, achei a abordagem no palestrante muito bacana, bem como suas experiências e dicas.

Já tive algumas experiências com PMBOK®, Scrum e XP (extreming program – metodologia ágil). Creio que embora para um ou outro projeto exista uma metodologia, abordagem ou boa prática, o que não é aceitável é a inexistência de nada disso. Projetos não podem ser gerenciados sem processos, sem boas práticas, sem uma metodologia que o cliente entenda. E em minha opinião isso deve existir desde o primeiro processo comercial até a entrega do projeto.

Em relação à metodologia que seu escritório de projetos vai adotar penso que nada pode ser engessado e que é possível emprestar de cada metodologia pedaços de boas práticas que se adaptadas em um ambiente organizado farão com que os projetos atinjam os resultados esperados.

Esta entrada foi publicada em Eventos, Geral, Importante e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.