Produtividade em foco – 4 dicas para organizar tarefas

Planejar seu dia pode fazer uma grande diferença entre conseguir alcançar os resultados que você deseja ou não. Administrar o tempo corretamente ajuda você a conseguir fazer aquilo que pretende e melhorar a produtividade. E sabemos que tempo é ouro nos dias de hoje, certo?

Então veja essas dicas para organizar suas tarefas e aumentar a sua produtividade.

  1. Priorize o que é importante: Dê preferência aos compromissos e tarefas que irão impactar mais nas demais tarefas e atividades. Mas não deixe completamente de lado aquelas com menor prioridade, pois elas acabam se tornando urgentes, à medida que o prazo final vai chegando perto! Tente manter um equilíbrio entre as tarefas.
  2. Deixe intervalos entre as atividades ou reuniões: 5 a 10 minutos entre compromissos planejados. É importante fazer pausas a cada 90 minutos para que o cérebro consiga descansar e ao retornar da pausa você possa manter a produtividade alta. Outro motivo é que caso um dos seus compromissos acabe atrasando ou tendo algum tipo de demora, toda a sua programação não se atrasa junto!
  3. Defina horários de início e fim de cada dia de trabalho e mantenha o seu planejamento, evitando conversas e reuniões que perdem o foco e passam do horário planejado. Seja objetivo, trabalhe nas suas tarefas mantendo a concentração e termine aquilo que se propôs a fazer, somente iniciando a próxima tarefa ao terminar a anterior. Assim você não deixa nada por fazer e evita retrabalho.
  4. Diga não. O excesso de tarefas acumuladas só faz com que você se sinta sobrecarregado e não consiga se organizar. Às vezes, as prioridades ficam difíceis de delimitar porque você está com muitos compromissos prioritários. A qualidade do seu trabalho fica prejudicada também. Então seja sincero e diga não quando você não puder assumir uma tarefa ou compromisso.

Então, o que achou? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente o que você faz para organizar seus compromissos! E lembre-se de curtir nossa página no face também!

E semana que vem teremos mais um artigo, dessa vez sobre os conceitos em Gerenciamento de Projetos!

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Referências:

Seu cérebro só consegue se concentrar por 90 minutos sem pausa, entenda. Universia. Caderno de Ciência e Tecnologia. Disponível em < http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2013/09/12/1048923/seu-cerebro-so-consegue-concentrar-90-minutos-sem-pausa-entenda.html > Acesso em 29 jan 2014

PERIARD, Gustavo. Matriz GUT, guia completo. Sobre Administração. Disponivel em <http://www.sobreadministracao.com/matriz-gut-guia-completo/ > Acesso em 29 jan 2014

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