Principais habilidades do gerente de projetos

Sabemos que é importante para o Gerenciamento de Projetos ter uma boa equipe e um bom software de gerenciamento de projetos, mas esses fatores sozinhos não alcançarão seu total potencial se o gerente de projetos, aquele que faz o papel de “maestro” dessa sinfonia de recursos, não for capaz de utilizar de forma adequada seus recursos, mesmo que eles sejam excelentes. Pensando nisso, listamos as mais importantes habilidades do gerente de projetos:

  1. Boa comunicação: Uma boa comunicação com a equipe e com os clientes, de maneira a entender bem suas expectativas e adequá-las à realidade pode fazer a diferença entre a frustração e a satisfação. Tanto para quem trabalha com esse gerente, quanto para quem será cliente da equipe liderada por ele. Boa comunicação diminui muito a chance de mal-entendidos e atritos entre a equipe e o cliente. Então, faça reuniões com a equipe, em grupo e até individuais se achar necessário, converse com os clientes e não deixe nada mal resolvido.
  2. Conhecimento: Para que você possa realmente saber delegar, é preciso saber muito bem sobre o assunto, sobre a matéria daquilo que se propõe a fazer. Aquele ditado “quem sabe faz, quem não sabe, manda” não deveria, de forma alguma, ter correspondentes na realidade dos escritórios de projetos. Quem sabe bem o que faz sabe inspirar os outros, consegue delegar e cobrar de forma justa, sem causar na equipe o sentimento de sobrecarga, consegue fazer com que os outros também queiram aprender, se torna exemplo e transmite segurança e confiança para os clientes.
  3. Integridade e ética: de nada adianta ter nenhuma das características acima se o seu comportamento não for íntegro e ético. E não se restringe ao comportamento dentro do escritório. Os gerentes devem ser aqueles que dão o exemplo, mostram o norte e seu comportamento, inclusive fora do horário de expediente, não pode mudar completamente, como se desligado o interruptor. Tem de haver coerência. Cuidado com posts nas redes sociais, na forma de falar e de agir quando a situação envolve os colegas da equipe e clientes, principalmente se o local não for o escritório, pois a sua imagem pode ficar prejudicada e seus colaboradores perderão o respeito por você.
  4. Organização: O gerente de projetos deve ser organizado e eficiente, deve saber programar e planejar as ações e tarefas, administrando bem o seu tempo e o da equipe. Além disso, é praticamente impossível ser responsável por gerir recursos sem organização, pois desorganização é percebida por todos, desde o chefe até o cliente e a sua imagem fica prejudicada, passando a sensação de incompetência.

Se você acredita que precisa melhorar em algum desses aspectos, empenhe-se, pois todas essas características podem ser desenvolvidas. Busque melhorar e é isso que acontecerá!

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