Como promover a gestão do conhecimento em sua equipe

Manter o conhecimento é muito mais do que adquirir, visto que muitas vezes o conhecimento é adquirido individualmente. O desafio é tornar o conhecimento individual em organizacional. Que ele seja um recurso de toda a equipe.

Documentos de projetos passados

Biblioteca-conhecimento

A pesquisa documental nesse momento é de muito valor para fornecer ideias e experiências oriundas de outros projetos.

No âmbito de gerenciamento de projetos, embora entenda-se que cada projeto é único, é comum a utilização de modelos para que sejam, de imediato, usufruídos os aprendizados de projetos anteriores, como por exemplo:

  • Cronogramas;
  • Tempo de cada tarefa;
  • Número de recursos necessários.

Documentos (planilhas, textos, imagens, etc) também podem ser utilizados como modelos. O ideal é que sempre sejam usados de modo a agilizar o tempo e a curva da experiência.

Na análise documental, de relatórios e dados de desempenho, é importante que sejam envolvidos todos do time de projeto, de modo que seja possível realizar melhorias e atualizações.

Aqui temos também um pouco da importância de se manter uma boa e adequada documentação do projeto, pois ela será apreciada por outras equipes depois. Não só os relatórios de desempenho devem ser observados e documentados constantemente, mas também dados de reuniões e testemunhos de status de projeto como: o que foi feito, status de atualização e próximos passos em determinadas etapas do projeto. Daí também a importância da manutenção de atas.

Treinamentos

treinamento nasa

Os treinamentos são a maneira mais simples e rápida para que o conhecimento organizacional seja absorvido pelos colaboradores.

  • Astronautas recebem treinamento;
  • Esportistas treinam constantemente;
  • Médicos cirurgiões recebem muito treinamento através de cirurgias assistidas por profissionais mais experientes.

Em sua equipe, os treinamentos devem ser constantes, pois eles irão colaborar diretamente para a manutenção do conhecimento. Em um post recente falamos sobre como treinar sua equipe.

Principalmente nos treinamentos externos se obtém conhecimentos individuais. Dessa forma, você pode incentivar as pessoas que vão para eventos ou treinamentos externos pagos pela empresa a elaborarem seminários internos sobre os conhecimentos adquiridos nesses eventos.

Mantenha Wikis e blogs

Wikis e blogs são ótimas ferramentas de compartilhamento de conhecimento.

No caso dos Wikis, eles podem trabalhar como repositório de conhecimentos já existentes na organização. Métodos, processos, conhecimentos organizacionais em geral.

Os blogs são ótimos repositórios de novos conhecimentos, técnicas e conceitos. Um funcionário que vai para um evento e aprende novas técnicas para um determinado trabalho pode publicar no blog da empresa fazendo comentários, mostrando as vantagens, desvantagens e também opinando sobre o assunto. É uma forma de mostrar para o público como a empresa investe em atualização de conhecimento e de compartilhar a experiência obtida, em um primeiro momento, com os colegas. Em um segundo momento, na própria empresa, o colaborador pode preparar um seminário sobre a técnica.

Vale lembrar que no exemplo considerei um blog público, onde qualquer pessoa pode entrar nele e observar seu material. Há de se considerar também a utilização de um blog privado através da intranet da empresa.

Novos funcionários devem ler o Wiki e o Blog. São ferramentas que irão apoiar o processo de treinamento, para que possa absorver o conhecimento organizacional.

Invista no giro do conhecimento

Muitos mercados são marcados pela falta de materiais, técnicas e especialistas. Principalmente quando se trata de novos mercados. A área de Search Engine Marketing, por exemplo, era praticamente desconhecida por muitas empresas e profissionais no Brasil há alguns anos. Para os poucos especialistas da área era uma opinião comum a importância do treinamento e gestão do conhecimento dentro de suas empresas para formar os novos profissionais da área.

Particularmente em ambientes de projetos, a gestão de conhecimento vai colaborar diretamente na curva de aprendizado e possibilitar melhoria no planejamento e execução dos projetos.

Esta entrada foi publicada em Geral, Gerenciamento de Projetos, Gestão do Conhecimento, Projetos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.