Evento BrazilJS 2013

Olá Pessoal! Estivemos no BrazilJS, um evento muito legal sobre programação em JavaScript que rolou em Porto Alegre nos dias 22 e 23 de agosto de 2013. Um dos eventos nerds mais bacanas do Brasil!

(o W3C distribuiu os melhores brindes!)

Garrafa do W3C Brasil

Garrafa do W3C Brasil

 

Maneira fácil de organizar as coisas

A maioria dos palestrantes falou muito sobre a rotina de processos na hora de desenvolver algum aplicativo, na verdade o tal ciclo de desenvolvimento.

Através de uma simples lista de tarefas você consegue organizar as coisas. Mas geralmente, controle de versões de códigos não é algo simples de fazer. Penso que uma das formas mais básicas de fazer isso é usando o próprio recurso de comentários dentro dos códigos. De qualquer forma, fazendo uma busca rápida por aí é possível encontrar metodologias e até softwares que permitem um maior controle de versões também.

Nesse sentido um tema bem presente nesse evento foi o débito técnico, ou seja, o resultado de versões de software oriundas de aplicações diferentes adaptadas para resolver problemas diferentes. Percebe-se que nenhum palestrante defendeu o desenvolvimento de coisas do zero, mas sim da escolha e revisão de bibliotecas. Nos corredores se falava muito nisso também.

 

JavaScript em foco

O JavaScript por vezes é até uma linguagem marginalizada por alguns programadores, contudo, percebe-se que há uma comunidade e ativa e muito competente em utilizar essa linguagem que ajuda a deixar a web mais interativa. Inclusive em muitos momentos era possível ver o teatro do Bourbon Country de Porto Alegre (onde foi o evento) quase totalmente lotado. A foto a seguir eu tirei da parte de cima do teatro pois não havia mais lugar na parte de baixo.

foto de cima

Vista da parte de cima do teatro

Foram mostradas vários exemplos de aplicações para mobile, e isso não nos surpreendeu. A atual penetração do número de smartphones no Brasil e no mundo já é suficiente para acreditar que há um processo importante do aumento de navegação através desses dispositivos. E o legal é que foram mostrados vários exemplos de aplicações voltadas para mobile utilizando-se JavaScript.

 

O evento

A organização está de parabéns. Fiquei bem impressionado com o evento, estrutura, organização, grade de palestrantes, local, etc. Não é fácil fazer um evento, ainda mais um com essas proporções e com nível internacional. Aliás, vale comentar que eu já frequentei alguns eventos em São Paulo e fiquei surpreso que foi o evento com maior número de gringos participantes, que eu já frequentei. O inglês era falado constantemente nas palestras e corredores do evento.

Assinem o canal http://www.youtube.com/user/BrazilJS pois lá vocês vão encontrar vídeos de palestras, dentre outros materiais importantes.

 

Links

Seguem alguns links bem importantes que foram passados pelos palestrantes!

Por hoje é isso pessoal!

miauuuuuuu!!

Esta entrada foi publicada em Eventos, Novidades e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.