Erros que deixam o cliente verde de raiva

O assunto de hoje é sobre erros em gerenciamento de projetos que deixam o cliente verde de raiva! Vamos falar sobre coisas básicas, mas que são imprescindíveis para manter um bom relacionamento com o seu cliente e que precisam de atenção especial em qualquer projeto para evitar atritos.

  1. Falha na comunicação: boa comunicação com o cliente é primordial para manter um bom relacionamento, mas principalmente para o sucesso do projeto. Desde o escopo, é importante manter a comunicação fluindo e entender e se fazer entender bem. Esse é o pai dos erros que vêm a seguir, então muito cuidado com isso e mantenha os canais de comunicação sempre abertos com o cliente, de maneira cordial e profissional, lembrando que nas comunicações escritas, os erros de português podem ocasionar dificuldades de entendimento difíceis de serem revertidas mais tarde.
  2. Falta de Feedback: clientes gostam de saber como está o andamento do projeto. E gostam também de receber os retornos conforme o combinado. É muito importante manter o cliente informado sobre como está o projeto com relatórios periódicos e retornos necessários sempre que possível. Se o cliente solicitou algo ou ligou, retorne. Mesmo que seja para dizer que você ainda não tem uma posição sobre o que foi solicitado e informar um novo prazo para retornar. O que não pode é deixar o cliente no escuro, achando que você se esqueceu dele ou não se importa com o projeto dele.
  3. Atrasos: atrasar a entrega das tarefas é algo que deixa qualquer um verde de raiva. Quando compramos alguma coisa e esperamos a entrega em determinada data, mas nossa compra não chega conforme o combinado, já é suficiente para ficarmos frustrados e com raiva. Então pense nisso ao fazer o cronograma, dê prazos realistas e cumpra esses prazos. Atrasos, principalmente recorrentes, passam ideia de desleixo e falta de profissionalismo, mesmo que você explique motivos para o cliente.
  4. Orçamento adicional: ter de apresentar orçamento adicional do projeto para o cliente é sinal de que houve falha na comunicação ou não houve um gerenciamento adequado de recursos. Isso deixa o cliente furioso, pois está fora daquilo que foi previsto. Então faça um escopo muito bem detalhado para evitar novas solicitações por parte do cliente ao longo do projeto e organize e gerencie os recursos do projeto de maneira adequada, para evitar orçamento adicional.
  5. Erros nas tarefas entregues: alguns erros podem acabar acontecendo durante o processo de desenvolvimento do projeto, mas é essencial que ao entregar as tarefas todos os erros estejam sanados. Um controle de qualidade deve ser feito para que não se entregue nada com erros ao cliente ou fora do escopo do projeto, evitando passar uma sensação de descuido ou negligência, que pode afetar a imagem da equipe.

Então, o que você achou? Conte para a gente os erros que você considera mais irritantes para seus clientes e como você faz para evitá-los!

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Até semana que vem!

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