Como desenvolver a melhor equipe de projetos!

Um dos maiores desafios do gerente de projetos é coordenar a equipe de projetos em direção ao sucesso, garantindo a conclusão do projeto dentro do prazo estabelecido e com os recursos previstos.

É um trabalho comparável ao do maestro, que deve conseguir lidar com diferentes tipos de personalidades e ritmos de trabalho. Se a equipe não estiver trabalhando em harmonia, o resultado final não vai ser música para seus ouvidos. Vamos passar algumas dicas sobre como desenvolver a equipe de projetos para obter a melhor sintonia possível entre os participantes.

  1. Treinamento: à parte das competências e habilidades individuais de cada membro da equipe, investir em treinamento é possibilitar a formação de uma equipe mais competente. Além disso, os treinamentos também podem servir de incentivo e motivação, como premiação para a equipe.
  2. Reconhecer e premiar: a motivação é um fator bastante importante para manter a equipe animada e trabalhando com eficiência. Procure entender o que motiva os membros da sua equipe e tente reconhecer e premiar seus esforços, à medida que vão alcançando marcos ou gerando resultados positivos específicos para o projeto (como a finalização de determinadas fases do projeto, por exemplo). Existem muitas teorias diferentes de motivação que você pode conhecer e verificar se estão de acordo com a sua equipe.
  3. Respeitar habilidades individuais: cada pessoa que faz parte da equipe tem habilidades e aptidões diferentes das demais. Faz parte do trabalho do gerente de projetos observar e entender a personalidade dos membros e alocar, de acordo com as habilidades individuais, esses recursos de maneira a obter o melhor aproveitamento possível para a equipe. Você não colocaria alguém que tem alta habilidade de comunicação em uma tarefa que envolve muitas horas dentro do escritório enquanto manda outro membro da equipe que tem pouca habilidade de comunicação para reuniões com o cliente, certo? Sim, o exemplo é bem básico, mas pense nisso quando for designar os membros para as tarefas.
  4. Ter regras: algumas regras para a equipe fazem com que os membros tenham uma sensação de segurança, principalmente se as regras forem cumpridas e embasadas por todos. Além disso, melhora a produtividade, pois evitam dispersões e comportamentos inadequados entre os membros da equipe.

Comente como você faz para desenvolver a sua equipe de projetos, compartilhe com a gente a sua experiência!

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Referências:
HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos: guia para o exame oficial do PMI. 6. ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2006.

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