Como treinar sua equipe

O treinamento é parte importante do desenvolvimento de uma equipe coesa, eficiente e produtiva. Por isso, vamos passar algumas dicas sobre como treinar a sua equipe e como organizar os treinamentos.

 4 dicas para treinar a sua equipe:

  1. Treinamento inicial: logo que um colaborador entra na empresa, é importante receber treinamentos sobre a cultura e as especialidades da organização, quem são os clientes, qual será a atuação dele dentro da empresa. Pode ser in loco, dentro da empresa, e os próprios colegas podem elaborar os treinamentos, proporcionando a interação entre eles. Isso pode ser feito nas primeiras duas semanas de trabalho. É de suma importância, visto que o novo colega de trabalho irá conhecer a cultura da empresa, os clientes e seus colegas, bem como já ter uma ideia da posição de cada um dentro da empresa. Assim, além de se sentir ambientado rapidamente na organização, quando o novo colaborador tiver contato com os primeiros clientes, já saberá qual a situação e poderá falar pela empresa sem cometer erros.
  2. Treinamentos externos: adicionado aos treinamentos dados na própria empresa, o novo colaborador também pode ser enviado para treinamento em escolas técnicas especializadas. É uma forma de dinamizar e diminuir o tempo geral de treinamentos. Também devem ser oferecidos aos demais colaboradores como forma de reconhecimento.
  3. Eventos: são uma forma de treinamento talvez não tão eficientes no sentido prático, mas muito eficientes no sentido de mostrar aos colaboradores as novas tendências diante de um nicho de mercado. É muito importante para os colaboradores (não só os novos) estarem presentes pelo menos nos principais eventos de seu nicho. Esses eventos podem indicar, além das principais tendências do mercado, um bom networking com parceiros e clientes.
  4. Certificações: podem ajudar ao comprovar a qualificação de sua equipe. Geralmente é necessário que o colaborador faça a leitura de documentos, livros, treinamentos específicos e até provas para que possa obtê-las. Dessa forma, o colega se esforça para cumprir aquela meta. Há relatos de pessoas que conseguiram uma ou outra certificação e comentam que embora a certificação confirme seus conhecimentos perante o mercado, o maior ganho é o do conhecimento adquirido no tempo de estudo para obter a certificação.

Mas como organizar todo esse treinamento?

  1. Programa de Treinamento reconhecido pela gerência: o primeiro passo é implantar na sua empresa um programa de treinamento claro que seja conhecido pelo staff gerencial. Assim, os gerentes poderão opinar e ajudar a construir esse programa de treinamento.
  2. Metas: estabeleça metas de, no mínimo, um treinamento por semana, prepare todo o material necessário para os treinamentos internos. Auxilie os colaboradores que forem ministrar treinamentos internos com uma escala, faça a tutoria relativa aos assuntos dos treinamentos e material utilizado por eles, garantindo que as metas sejam cumpridas.
  3. Roteiro para treinamento inicial: faça um roteiro dos treinamentos desde o primeiro dia de trabalho do colaborador até que tenha uma experiência onde possa estudar por si próprio. Isso irá ajudar o novo colega a ter uma visão clara do programa de treinamentos que irá receber e ter uma sensação de saber para onde está indo dentro da organização nas primeiras semanas, além de auxiliar os colaboradores antigos na tarefa de manter o clima mais receptivo, pois todos passaram pela mesma experiência, então podem auxiliar o novo colaborador.
  4. Roteiro para treinamentos avançados: Pense também em opções de reciclagem para os funcionários mais experientes, com programas de treinamentos externos e até em outros países para incentivar o colaborador. Afinal, quem não gostaria de fazer uma viagem internacional para um treinamento bacana da área e ainda poder passear?

Equipes que não têm programa de treinamento não crescem intelectualmente tão rápido quanto poderiam e, principalmente no ambiente de gestão de projetos, onde atualmente temos equipes multidisciplinares, o treinamento é muito importante.

E você, participa ou mantém um programa de treinamentos com a sua equipe? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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