O que Battlefield 4 nos ensina sobre gestão de projetos

Primeira coisa que tenho de dizer é o seguinte: nós aqui do miauproject AMAMOS games! É sério! E jogando Battlefield 4 percebi o quanto o modo multiplayer ensina sobre trabalho em equipe, tão importante no mundo dos projetos.

Battlefield 4 desenvolvido pela EA Digital Illusions CE, é um FPS, “First Person Shooter”, se refere aos jogos de tiro em primeira pessoa. O multiplayer desse jogo é muito bacana pois explora bastante a capacidade dos jogadores de trabalharem em equipe.

battlefield

Trabalho em equipe

Na estrutura do jogo é possível ter um comandante, comandante de pelotão e soldados da categoria engenheiro, suporte, batedor e assalto. Ou seja, o velho ditado “com uma andorinha só não se faz verão” vale muito para esse jogo, pois é possível perceber que aquelas equipes que trabalham juntas e se comunicam obtém mais pontos e conquistam mais objetivos. E precisam trabalhar juntos, pois só devido aos tipos diferentes de soldados e suas funções é possível conquistar os objetivos.

A estrutura hierárquica e a cadeia de comando do jogo, inspirado na estrutura militar, ajuda-nos a entender o quanto a influência de um bom líder faz diferença no resultado final. O multimplayer possui um modo de jogo chamado de modo commander. Nesse modo, você não fica em campo com os outros soldados, mas sim vizualizando um dashboard (painel) do mapa do jogo. Você também pode nesse modo ver os seus soldados que estão divididos em pelotões e através deles promover líderes de pelotão que irão lhe ajudar em campo. Ou seja, o princípio do empowerment aplicado de uma forma bem bacana.

Comandante e gestor de projetos

O comandante também direciona os pelotões com soldados de diferentes especialidades aos objetivos de conquista necessários.

modo commander do battlefield 4

Mas no Battlefield o comandante coloca a mão na massa também! Além de direcionar os pelotões para os objetivos de conquista ele distribui suprimentos, posiciona veículos e também faz varreduras para avisar seus pelotões do perigo. Muito próximo do que um gerente de projeto faz, ao distribuir e arrecadar recursos, organizar informações importantes, dentre outras atividades.

No campo de projetos, podemos associar e afirmar:

  • o gerente de projetos ao comandante
  • os líderes de projeto às lideranças dentro da equipe (líderes de pelotões), aquelas pessoas chave e com influência positiva frente às outras
  • o dashboard ao dashboard de indicadores de desempenho do projeto
  • a liderança do comandante ao direcionar os pelotões aos objetivos associamos à importância de um gerente de projeto saber guiar a equipe para o sucesso do projeto
  • Os diferentes tipos de soldados lembra o quando é importante ter uma equipe multidisciplinar
  • Da mesma forma que o comandante também coloca a mão na massa, o gestor de projetos da atualidade também coloca a mão na massa
  • A comunicação entre a equipe é muito importante. Há recursos para comunicações simples durante o jogo, mas noto que muitas pessoas usam a comunicação verbal mesmo através de headphone

Jogue com seu time de projetos

O Battlefield 4 pode ser uma boa ferramenta e consequentemente uma diversão para times de projetos nas horas vagas e também servir de atividade integradora de equipes novas onde os membros se conhecem há pouco tempo e precisam absorver conhecimento em projetos e metodologias, afinal nada melhor que aprender algo se divertindo!

Esta entrada foi publicada em Gerenciamento de Projetos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.